terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Porque prefiro o Brasil

Muita gente me pergunta, se estou gostando daqui. O que achei, o que deixei de achar. E quando digo que não gostei, quase todo mundo fica sem entender, ou me acha louca. Então, aí vão algumas razões (poucas, porque foram as únicas que me ocorreram no momento, e já citei outras, em outros posts).

Horário limite para festas e bares aqui: 01 am.
Brasil: Não tem hora para acabar.

Brasil: você tem a liberdade de tomar a sua cervejinha, sem precisar escondê-la de ninguém.
Aqui: A sua bebida é comprada em uma loja específica, onde vendem apenas bebidas alcoólicas e cigarros, e para sair dela, a bebida precisa estar embalada em um papel (parecido com aqueles que coloca-se o pão francês comprado na padaria). E não, não tem bar perto da faculdade. Ah, e a bebida é apenas para maiores de 21 anos, o que para mim não faz muito sentido, já que aos 16, é possível que o jovem tire carteira. Que se estabeleça a habilitação para os 21 também, já que aos 16, a noção é quase 0.

Brasil: Apesar de ser muito precário, existe um sistema público de saúde, e existem bons médicos.
Aqui: Você se vira e paga seu plano de saúde (sempre caríssimo). E se não puder pagar, quando precisar se internar, faz uma espécie de dívida com o governo, e vai pagando aos poucos pelo seu tratamento. Por aqui, todos reclamam dos médicos. E é incrível como a quantidade de erros médicos é grande, e escondida.

Brasil: Existe comida de qualidade.
Aqui: Definitivamente, não. E o que existe de razoável, normalmente é comida típica de outro país.

Brasil: Não sei se por malandragem, ou pelas dificuldades que o país tem, as pessoas lutam mais, trabalham mais, têm mais vontade de vencer. (Nem todo mundo, e sei disso. Falo, pelas pessoas que conheço).
Aqui: Normalmente, são acomodadas, e acomodadas com muito pouco.

Brasil: Embora seja criticado, o ensino do nosso país, ainda consegue ser melhor que o ensino daqui. Acreditem se quiser. Assim como no Brasil, por aqui, o ensino de qualidade se concentra nos colégios particulares, e, em poucas universidades.

Brasil: Sol o ano inteiro. Calor. Dias lindos.
Aqui: Três meses de sol e calor, e o resto do ano, com dias frios, nublados e chuvosos.

E antes que alguém imagine que estou falando do mundo de Alice no país das maravilhas, e não do Brasil, estou cansada de saber dos problemas do país. Acontece que, aqui, os problemas são basicamente os mesmos, alguns mais amenos, e todos, camuflados. Aqui também tem violência, tem assalto, tem morte, tem muitaaaaa gente trapaceira, interesseira e fútil, assim como também tem pessoas bacanas, tem acidentes no trânsito, e pasmem, não são poucos.
E sei também, que grande parte dos problemas do meu país, poderia ser contornado, se a política melhorasse, e houvesse mais investimento na educação de base.
Óbvio, que assim como qualquer outro local que se conheça, é interessante, vale como experiência, mas não chega aos pés do meu Brasil varonil.

Um comentário: